domingo, agosto 28, 2005

PACTO REPUBLICANO QUEBRADO


"Não é possível que o presidente não soubesse de nada, que ele não tivesse idéia do que o seu homem de confiança fazia na sala ao lado da sua no Palácio do Planalto."
Luís Inácio Lula da Silva

Severino 30 dias!






O que está em jogo é o Pacto Republicano


“É um delito sem perdão.”
Heloneida Studart


A tese defendida por alguns parlamentares de PSDB e PFL de “deixar o PT sangrar” até o fim do governo Lula, em 1º de janeiro de 2007, é, no mínimo, de grande cinismo e falta de compromisso com a legislação brasileira.

Comprovadas as denúncias do deputado Roberto Jefferson de que havia um esquema de suborno do Executivo federal na Câmara, não restará a esta outra opção: cassar os subornados e encaminhar à votação o impedimento do presidente da República.

Advirá deste impedimento, a pergunta: assume o vice, José Alencar?

O Partido Liberal, partido do vice-presidente, segundo o seu presidente, deputado Valdemar da Costa Neto, teria negociado o apoio à chapa do presidente Lula por 10 milhões de reais, parte paga em regime de caixa 2 do esquema do dinheiro fácil de Marcos Valério.

O imbróglio jurídico passa a ser: Alencar tem legitimidade para assumir a presidência caso Lula seja impedido de continuar exercendo a mais alta investidura da República?

Consultas podem começar a ser feitas junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Um agravante para a posse de Alencar é o de que seu partido, o PL, era também um dos principais beneficiários do dito “mensalão”, como passou a ser chamado o soldo do suborno, que joga à Nação a quebra do pacto republicano de independência entre os poderes.

Impedido Alencar, assume o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti?

Severino é filiado ao Partido Progressista, partido da lista dos subornados. Teria Severino alguma implicação no esquema ou algo que leve a sua cassação? O deputado Janene, também do PP, diz que se for cassado, leva Severino junto.

Se Severino for cassado, imediatamente passa a ser presidente da Câmara, e portanto o terceiro na ordem de sucessão presidencial, o primeiro vice-presidente da casa, o deputado José Thomaz Nonô, do PFL alagoano.

________________________

Duas epígrafes e três comentários



"TRAIDOR DA CONSTITUIÇÃO É TRAIDOR DA PÁTRIA"

A Constituição certamente não é perfeita. Dela se pode discordar, divergir... Descumpri-la, jamais! Afrontá-la, nunca! Traidor da Constituição é traidor da Pátria. Conhecemos o caminho maldito: rasgar a Constituição, trancar as portas dos parlamentos, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério. (...)

Ulisses Guimarães

"As Forças Armadas acompanham a crise política com muita preocupação e com a avaliação de que é importante para a democracia manter o presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o fim do mandato, mas falar em reeleição é considerado quase uma afronta."

Eliane Cantanhêde

1. Mais importante que manter Lula até o fim do mandato é a garantia do texto constitucional. O Congresso Nacional tem plenos poderes para julgar a quebra do pacto republicano, atingido quando da compra de parlamentares pelo Executivo, tendo-se como objetivo a "governabilidade";

2. Se o presidente Luís Inácio Lula da Silva e o seu governo conseguirem sair da crise sem o impedimento, nada impede ao presidente tentar a reeleição.

3. O Brasil dará provas de maturidade política a si e ao corpo das nações se e somente só o que está estabelecido em sua Carta Constitucional for seguido à risca, inclusive sobre o que está disposto sobre o papel das Forças Armadas.


Eduardo Alexandre

por Alma do Beco | 10:59 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker