domingo, junho 19, 2005

BARCO PERDIDO, BEM CARREGADO



Imagine, meu caro leitor, que você compra um monte de coisas de valor e carrega um navio com elas, para entregar em algum lugar. No meio da viagem o barco se perde e fica vagando por aí, prato cheio para qualquer sabido que o encontrar primeiro e se apossar dele. Essa imagem "barco perdido, bem carregado" eu conheço desde criança e sempre a vi ser aplicada àquelas pessoas que estão por aí, inocentemente, dando sopa, cheias de amor pra dar, soltas na gandaia e sem ter noção do perigo que correm.

Há uma música de Elino Julião, um dos maiores nomes da música regional nordestina, que começa assim: "Barco perdido, bem carregado/ Eu tinha chegado em Natal/ Muito mal eu sabia onde era as Rocas/ Caí na fofoca legal", diz a primeira quadra, traçando o retrato da situação. E continua: "Do Areal eu fui à Pista/ Limpei a vista na Tetéia/ Saí tomando uns capilé/ E quando dei fé, tava na Coréia..." Reconstituindo o roteiro do personagem, vemos que ele não conhecia a cidade pois "muito mal sabia onde era as Rocas". Junta-se a uma turma, das Rocas passa ao Areal e do Areal à Pista, que era como chamavam na década de 1950 à Avenida Hermes da Fonseca, a primeira avenida asfaltada da cidade, tendo sido o asfalto feito pelos americanos na época da Guerra. Aí o compositor diz que, depois de chegar à Pista, "limpou a vista na Tetéia". Mas que Tetéia era essa? Perguntei a um, perguntei a outro, entrevistei notáveis e conceituados biriteiros mas ninguém me dava notícia do que seria a Tetéia.


Foi o próprio Elino Julião quem me solucionou o mistério. Segundo ele, na curva da Pista, quando a Hermes da Fonseca dobra ali na Praça das Flores, pertinho de onde hoje é o Mercado de Petrópolis, havia uma barraquinha, uma birosca, onde a rapaziada encostava pra tomar uma cachacinha com parede de tripa ou ribaçã assada, sirigüela ou picado. A proprietária, idosa, mal humorada, reclamando de tudo, cachimbo no canto da boca, um pano amarrado na cabeça, atendia pelo doce nome de Tetéia. E "limpar a vista" era tão somente tomar uma "chamada", para aclarar as idéias. Com efeito, o personagem da música sai dali "tomando uns capilés" e quando dá acordo de si está na "Coréia" onde, como repete no estribilho, "só tem véia, só tem véia, no forró da Coréia..."

Elino Julião é ainda quem informa que o tal forró ficava nas imediações da lagoa que existia onde hoje é o Centro Administrativo. Forró pobre, decadente, sem paredes, latada precária, fora de mão, longe de tudo, freqüentado apenas por aquelas mulheres que, desgastadas pelo exercício profissional, banidas dos bordéis de luxo, somente ali encontravam guarida.

A segunda estrofe da música fecha a história e é um apelo do personagem, ainda atordoado pela terrífica visão das velhas bacantes: "De outra vez quando eu for ao Rio Grande/ Por favor não me deixe eu andar só/ Eu prefiro ficar em Igapó/ Daquele forró, tenho receio/ A Praia do Meio é bom pra mim/ No Alecrim a gente se faz/ Eu fico lá trocando idéia/ Na Coréia eu não vou mais..."

E por falar em Elino Julião, ele está com disco novo na praça, com o título "É a mulher quem manda", onde tem músicas novas e repete alguns velhos sucessos como "O Baile do Tancredo" e "Na Unha do Guaxinim". Nesses tempos de São João, o único antídoto que podemos usar contra o veneno do forró pasteurizado que empesteia a nossa música é o trabalho dos nossos verdadeiros artistas do forró, dos quais Elino Julião é um dos mais geniais representantes. Compre o disco, prestigie o que é nosso. E viva São João!

Clotilde Tavares

por Alma do Beco | 2:34 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker