domingo, maio 15, 2005

TRANSFIGURATIVISMO E VIDA

Márcia Maia

"Vicente Renoir Picasso" ( tinta acrílica sobre tela - 140 cm X 100 cm)


TODA A LINGUAGEM DO MUNDO:
EDUARDO ALEXANDRE,
O MUNDO COMO ARTE E TRANSFIGURAÇÃO



“Não consigo compreender um artista para quem o seu trabalho não se configure como um doce manipular e engendrar dos hieróglifos da sedução. Toda arte que me fascina e comove exibe esse lembrar da linguagem sedutora do mundo”. (Baudrillard)

“Tudo que existe na obra de arte, na verdadeira obra de arte, é o mundo - e o vestígio dele capturado entre os dedos do artista” (Merleau Ponti).


O dilema milenar entre a co-pertinência objeto estético versus reflexão objetivada do mundo produziu, ao longo dos mais de dois mil anos da chamada Cultura Ocidental, debates e reflexões, obras e produtos culturais que, em sua maioria, só serviram para encher galerias de museus cobertos de espelhos e mofo, ou estantes e mais estantes de bibliotecas públicas ou privadas, consultadas e visitadas por soi dissant intelectuais, para quem aquele dilema pouco significou, dado o tamanho dos egos envolvidos.

Nas artes plásticas principalmente, picuinhas e falsas-diatribes sobre qual indivíduo detinha a melhor técnica ou a melhor “estrutura” de realização soterraram sob montanhas de retórica auto-indulgente o melhor da criação estética humana.

Pouco ou quase nada foi acrescentado aquele bizantino farfalhar Hegel/Baumgarteano sobre a excelência ou não excelência dos chamados objetos estéticos.

Nada como um sopro de ar fresco numa sala repleta de miasmas.

E é essa a sensação que tive ao contemplar a magnífica produção de Eduardo Alexandre, em exposição na Fundação José Augusto a partir desta semana, no Espaço Cultural Odilon Ribeiro Coutinho.

A grande arte, nos fala Espinoza, é uma arte que dá testemunho claro da intersubjetividade reveladora do mundo de cada um e do mundo enquanto produto dessa fricção criativa. Os 25 quadros de Eduardo Alexandre sacodem e estremecem as conformistas e conformadas bases da estética latina a partir do momento em que colocam em nossa frente um artista que jamais temeu, ou temerá, dar o seu testemunho sobre uma humanidade à beira da extinção.

Rubem Valentim, amigo muito querido e um dos artistas maiores do século passado, disse-me antes de morrer que só existe um tipo de artista: “aquele que tem olho de enxergar”. Lembro de Lúcia (sua esposa) arrematando: “o Rubem é assim mesmo, muito radical”. E não poderia ser de outra forma: não existe meio termo em criação artística. Ou se corta a cabeça medíocre da acomodação a estilos, formas e que-tais, ou dá no que deu: estamos afundados até o pescoço em uma arte que apenas serve aos desvios e insânias de uma sociedade fraturada em nervo e osso, mergulhada até a alma em sangue e ignorância, restolho de um sonho aristotélico e megalomaníaco de grandeza que jamais chegou, ou chegará, a sua completa fruição, porque os lobos a comerão inteira, lambendo os beiços após destroçarem aquilo que as fezes civilizatórias engendraram.

Com Eduardo não tem meio-termo. Não tem oitos. Apenas oitentas.

Poeta, jornalista, gerente da cultura, ele me lembra Edmund Wilson, o mais lúcido paradigma do homo poeticus do início do século XX, até que a CIA o calou quase que para sempre.

Eduardo vai mais além porque, diferentemente de Wilson, ele é um criador consumado e, como tal, sabe onde está a raiz daquela máxima eficiência expressiva, único diferencial aceitável para a identificação da arte empulhadora e da arte significante.

As artes plásticas, ao mesmo tempo em que surgem no universo humanizante como silencioso vetor de revelação do mundo e do estar-posto-no-mundo, são também aquelas onde as fraudes, a duplicidade, a enganação e a lengalenga encontram modos e meios mais fáceis de esconder suas faces bajuladoras e serviçais. É preciso ter a coragem de um Gaudier Brzeska, a ironia de um Topor ou a ousadia de um Brancusi para jogar esses fantasmas no lixo e cuspir na cara dos mercadores de cores, formas e estruturas.

A arte de Eduardo Alexandre tem tudo isso: é corajosa ao redescobrir a exuberância do ato de “pintar” no acariciamento farto da tela, como se mostrasse ao mundo e ao homem desse mundo que a cor é viva, que a cor vive, que nós somos como ela, vivos, jamais cadáveres ambulantes, cegos conduzindo cegos numa via escura e úmida esperando pelo milagre de um guia protetor nel mezzo del camino...

A arte de Eduardo Alexandre é irônica por desmitificar e desmistificar o pedantismo acadêmico daqueles que se escondem atrás de redes pessoais de influência ou prestígio junto às rodinhas e rodelas do poder, como se saraus, whisky e votos fossem acessórios para a verdadeira criação. Prestem atenção à enigmática "Polassar", ou ao díptico “Crepúsculo no Gargalheiras” e Crepúsculo no Piató”. Vejam (ênfase no VER) como a cor se revela e desvela enquanto um organismo vivo e vivente, como se o artista estivesse não apenas testemunhando concretamente o mundo, mas indo além e dizendo ao contemplador de sua obra: “ENXERGUE”.

A arte de Eduardo Alexandre é ousada por ser antes de tudo pessoal, inimitável e intransferível. Tem sua marca visível em cada milímetro de tinta espalhada como mágica sobre a tela, como uma mandala tibetana, como um quilt navajo, como o som do shofar ao fim do dia. Poucos artistas nestes dois últimos séculos (o que acabamos de viver e o que, espero, se nos seja dada a oportunidade de viver) foram capazes de serem fieis a si mesmos da forma fervorosa, meditativa, com que Eduardo engendra sua processualidade criativa.

Digo processualidade porque para Eduardo não existem “processos” criadores ou criativos. Ele ultrapassou, com anos-luz de distância e folga, o prisma teorético de indagação ou questionamento sobre “processos”. Para ele, o que existe é o ato criativo, puro e claro, transfigurado pela sua inimitável compreensão do que é a cor NO mundo, do que é a cor PARA o mundo, do que seria estar COM a cor e o mundo.

Por último, a resolução do dilema bi-milenar da arte e do objeto estético. Eduardo resolve essa querela de forma absoluta: ele demonstra, mostra e anuncia o fato artístico como a única realidade existente. Qualquer indagação ou abordagem teórica sobre o seu trabalho (inclusive esta humilde tentativa de levar você, acomodado leitor, meu irmão e semelhante, a vê-lo na Fundação José Augusto, de qualquer maneira que seja) é irrelevante porque, para Eduardo, pintura (como poesia, como produção/promoção cultural), arte de uma maneira geral, é um oficio, uma destinação, um compromisso inerente à sua condição de ser humano, perceptivo, sensível, e único.

Ver os seus quadros é obrigação de qualquer um que participe e seja atento (por um mínimo que seja) a essa perturbadora ciranda intersubjetiva à qual damos o nome de vida.


Marcílio Farias
Crítico de Arte

Márcia Maia
"Estágio IV" e "Sonhos em Papari" (tinta acrílica sobre tela - 180 cm x 120 cm )


Fundação José Augusto:

Rua Jundiaí, 641 - Tirol - CEP 59020 - 120
Natal/RN - Brasil
Fone/fax: (84) 3232-5327 - (84) 3232-5323

Eduardo Alexandre:

(84) 9414-9394 - (84) 3222-0821

por Alma do Beco | 10:28 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker