domingo, maio 29, 2005

HABEMUS



Dia 23 de abril marca o Dia Mundial do Escoteiro.
E um, senão o maior, dos incentivadores potiguares dos princípios de Baden-Powell foi o Professor Luiz Soares, hoje merecidamente homenageado com o seu nome em Escola, Hospital e Grupo de Escoteiros.
Acontece que, no começo da década de 60, o já famoso professor e chefe maior do escotismo local foi convidado para a cerimônia de juramento à Bandeira Nacional dos novos recrutas no então 16 RI, hoje 16 BIMtz.
Nessa mesma ocasião, estava iniciando seu serviço militar José das Neves, jovem recruta oriundo de Pedro Velho e, justamente naquele festivo dia, tirando seu primeiro serviço na guarita do portão principal, na entrada do quartel.
Tentando manter-se o mais calmo possível diante das inúmeras autoridades que adentravam o quartel, o Sd Neves cumpria rigorosamente o que lhe tinha sido exaustivamente repetido e ensinado: “Civil, posição de sentido; Praças, ombro armas; Oficiais, apresentar armas”.
E lá ia o Sd Neves, “ombro armas”, “sentido”, “apresentar armas” a cada visita que chegava ao 16.
Mas não demorou muito e “a coisa pegou”.
Vinha chegando, caminhando vagarosamente o prof. Luiz Soares.
Quando o Sd Neves viu aquela figura se aproximando do portão, com o peito e a farda cheios de condecorações, estrelas, constelações, galáxias inteiras, medalhas aos montes (só faltava a tampinha premiada da Crush), aloprou, entrou em parafuso.
Qual seria sua atitude frente àquela revolucionária autoridade?
Sem saber o que fazer, largou o fuzil, saiu às carreiras da guarita, correu em direção ao professor e, lembrando-se que há pouco tempo tinha falecido João XXIII, ajoelhou-se, beijou os pés do mestre escoteiro, fez o sinal da cruz e exclamou:
- Só pode ser o novo Papa.

Tadeu Néri

por Alma do Beco | 12:32 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker