sábado, março 12, 2005

Protesto poético contra poluição em praias natalenses



O quebra-mar localizado em frente à praça da Jangada, Areia Preta, amanheceu tomado de bandeirolas pretas em protesto ao grande volume de esgotos clandestinos que despejam dejetos na praia.
A comunidade de pescadores que tem jangadas e paquetes de pesca ali ancorados vibrou com a iniciativa.
Em marés cheias é fácil perceber-se inclusive a mudança de coloração do mar no local, como o grande volume de lixo que chega à praia, proveniente dos esgotos clandestinos de edifícios, residências e estabelecimentos comerciais de Areia Preta e seu entorno, incluindo o bairro de Mãe Luíza.
A instalação faz parte da atividade de poetas natalenses em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, 14 de Março, a ser celebrado na próxima segunda-feira.
Segundo os organizadores do movimento, a comunidade que trabalha com cultura vê no turismo uma das possibilidades de seu crescimento, com a implantação de uma política de turismo/cultural, e acreditam não ser recomendável que a cidade despreze suas praias como está acontecendo.
Desde a Praia do Meio até Ponta Negra, contam-se às dezenas os esgotos clandestinos que diariamente depositam água servida nas nossas praias, poluindo-as com fezes, urina e detergentes.
O problema é de tal gravidade que vários pontos situados entre as duas praias estão sendo considerados não recomendáveis para o banho de mar.
Segundo a pediatra Meire Gomes, cresce assustadoramente em Natal o número de crianças acometidas por problemas respiratórios e de pele e ela acredita que em boa parte as causas são provenientes das consições nada recomendáveis das águas de nossas praias.
Sob o título Esgoto Sanitário, a instalação foi executada pelos artistas plásticos Valderedo Nunes, Jackson Garrido e Eduardo Alexandre.

Contatos:
Eduardo Alexandre 9414-9394

por Alma do Beco | 7:15 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker