terça-feira, março 15, 2005

Poesia com casa cheia

Dionísio Outeda
Tribuna do Norte
Emocionado, Capinam chorou durante palestra na Capitania

Tribuna do Norte
15/03/05

Yuno Silva - Repórter

Poesias, calorosas conversas, encontros e reencontros, premiações literárias, feira de livros e palestras marcaram a manhã desta segunda-feira na Fundação Capitania das Artes, que comemorou o Dia Nacional da Poesia com direito a café da manhã e casa cheia. Pouco antes das 8h, horário de abertura das portas da Funcarte, uma pequena e diversificada multidão aguardava o momento de tomar conta das galerias de arte Iaponi Araújo, Leopoldo Nelson e Newton Navarro — local onde foi realizado a primeira metade do evento.

Perto das 9h da manhã, o prefeito Carlos Eduardo divulgou oficialmente os nomes dos vencedores dos prêmios literários “Câmara Cascudo de Prosa” e “Otoniel Menezes de Poesia”, respectivamente Aldo Lopes de Araújo (texto “O Dia dos Cachorros”) e Lívio Alves Araújo de Oliveira (obra “Página Nua”), entregando a cada um o prêmio no valor de 3 mil reais. “Natal é uma das poucas cidades do Brasil que comemoram o Dia da Poesia com todo esse entusiasmo (olhando em volta) e o prêmio é uma das maneiras de estimular a produção literária na cidade. Para abrilhantar ainda mais as comemorações, trouxemos o poeta Carlos Capinan para contar e passar um pouco de sua experiência àqueles que estão ou que tem vontade de produzir. Aqui está o mundo cultural de Natal!”, disse o prefeito, reiterando a confiança depositada na nova diretoria da Fundação. “Acredito que a meta da nova administração da Capitania das Artes seja justamente promover e envolver culturalmente a sociedade, valorizando e chamando atenção para nossos pintores, escritores e cantores”.

Ainda nas dependências ‘conurbadas’ das galerias, Abimael Silva, do Sebo Vermelho, armou seu circo com títulos da coleção João Nicodemos de Lima (editora Sebo Vermelho), enquanto o escritor Moacy Cirne autografava “Luzes, Sombras e Magia: os filmes que fazem a história do cinema”, lançado na ocasião.

Auditório ficou lotado para assistir à palestra de Capinam

Depois do desjejum e da intensa troca de figurinhas entre poetas, escritores e simpatizantes (leia-se músicos, artistas plásticos, jornalistas e público), a turba seguiu para o auditório da Capitania, onde Capinan proferiu palestra para uma platéia lotada - o compositor e poeta potiguar de Areia Branca, Mirabô Dantas, amigo pessoal do baiano, fez providencial intervenção poético-musical durante a conversa.

“Embora a poesia mobilize, essa movimentação só ganha visibilidade social quando ganha corpo e ganha as ruas. Fico feliz em saber que o Dia da Poesia é comemorado aqui em Natal com tanto entusiasmo, mas não estou espantado pois essa loucura toda é coisa de nordestino que não tem vergonha da poesia, aqui temos os repentistas, os cantadores...”, disse Capinan antes da palestra. A programação matutina findou com debate sobre a “Geração Alternativa”, com os poetas Eduardo Alexandre, Eduardo Gosson e João da Rua.

Outras atividades agitaram a cidade no período da tarde e da noite, com movimentação em ponto como núcleo outros pontos da cidade como Beco da Lama, no centro da cidade; Lorota’s Bar, no Center Onze; shopping Sea Way, em Capim Macio; e Teatro Municipal Sandoval Wanderlei, no Alecrim, onde houve performence teatral do grupo Alegria, Alegria e show com “Os Poetas Elétricos”.

Antes, no sábado, dia 12, Eduardo Alexandre articulou a instalação “Esgoto Sanitário”, promovendo um amanhecer diferente na praia de Areia Preta. A intenção da instalação, formada por bandeiras pretas fincadas nos quebra-mares da praia urbana, era chamar atenção da sociedade para o insistente desrespeito com o meio ambiente.

por Alma do Beco | 6:16 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker