quarta-feira, março 09, 2005

Papangu 13

O Papangu

As bancas de revistas do Rio Grande do Norte amanheceram sorrindo. É que já se encontra à venda a décima terceira edição da revista de humor e cultura Papangu, de periodicidade mensal, que traz no primeiro número do seu segundo ano a mesma força criadora e o mesmo senso crítico e alegre dos números passados.

Nesta edição, que corresponde ao mês de fevereiro, a capa da Papangu apresenta o insólito casamento do “Bicudo” com o “Bacurau” — uma autêntica união de interesses particulares que tem ouriçado as mais diversas tribos políticas do chão potiguar.

No quadro “Em Cartaz”, o filme exibido é o badalado “O Avoador”, com o astro periférico Daniel DiCaprio Gomes, um intrépido vereador-avoador do País de Mossoró, em súbita revoada dos campos da oposição.

No espaço para artigo, sob o título “Assim Caminha a Humanidade”, a jornalista e publicitária Sayonara Amorim aborda o sempre polêmico tema do racismo, este cancro social ainda tão vivo nas entranhas da sociedade contemporânea.

Destinado àqueles que estão marcando os primeiros passos nas areias da literatura, o “Primeiras Palavras” deste mês estampa o conto “O Açougueiro”, de autoria da professora e jornalista paulista Adriana Costalunga.

Ainda no gênero do conto, a Papangu publica “Seu Barbalho, nunca mais”, assinado pela professora Rejane Alves, radicada em Amsterdã, na Holanda.

Na matéria “Especial” deste mês, a Papangu publica “A Restauração da Aura”, ensaio do escritor e editor cearense Carlos Gildemar Pontes, professor da UFCG de Cajazeiras e doutorando em Literatura na UFPB.

Na página 22, o humor cáustico e desconcertante nas charges do potiguar Cláudio de Oliveira, radicado em São Paulo e com expressiva participação nos principais veículos de imprensa da Paulicéia.

Na seção “Autores & Obras”, assinada pelo bibliófilo Carlos Meireles, uma instigante resenha sobre a poesia do poeta cearense Júlio Maciel, o festejado autor de “Terra Mártir”, que recebeu a crítica consagradora do poeta Emílio de Menezes.

Como entrevistado, o número treze de Papangu reserva quatro páginas ao pensamento e à cultura do escritor e pesquisador Manoel Onofre Jr., o Desembargador das Letras Potiguares.

Entre diversas e significativas opiniões enviadas à Redação por leitores dos quatro cantos do País, esta edição de Papangu traz consagrador depoimento do escritor e crítico literário Fábio Lucas, radicado na capital paulista, que atualmente se encontra entre as três maiores autoridades em crítica literária no Brasil.

No seu rol colaboradores fixos, a revista conta com nomes da relevância de Antônio Capistrano, Escolástico Bandeira, Milton Marques, Líria Nogueira, Ciro Botelho, Marcos Ferreira, Alexandro Gurgel e Leonardo Sodré, além de oferecer duas páginas reservadas à inspiração e talento dos poetas potiguares.

por Alma do Beco | 3:35 AM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker