sexta-feira, março 18, 2005

Ainda a poesia


Por Woden Madruga

Tribuna do Norte
18/03/05

O pessoal do Beco anda chiando - e com razão - porque a Academia Norte-rio-grandense de Letras não abriu suas vetustas portas para comemorar o Dia Nacional da Poesia. Um telegrama sequer passou. Tampouco um quadrinha. Um verso bastava. Nonada. O pessoal do Beco não perdoa e lembra, no rastro desta condenação, o exemplo da Academia de Letras de Pernambuco, registrado pelos jornais de Recife, homenageando em sua sessão de segunda-feira, a Poesia. A Poesia e o poeta Castro Alves. Cujo nascimento num 14 de março de 1847 (era domingo), no sertão da Bahia, foi a inspiração para se criar o Dia da Poesia. Verdade que em Natal o grande poeta nem apareceu na vitrine. Mas houve muita festa e muita badalação. Até no alegre colunismo social, desta brava aldeia de Poti mais bela, o evento aconteceu com muita lantejoula.

Na sessão da Academia Pernambucana de Letras, ouviu-se a voz vibrante, bem empostada, límpida, do poeta Marcus Accioly que, além de belo poeta - dos maiores destes trópicos - é um excelente declamador, um verdadeiro ator. Em matéria de declamação, Marcus Accioly faz parelha com o nosso Ticiano Duarte. Poucos por estas brenhas sabe dizer um poema como Ticiano sabe. E a sua memória é ali como a do poeta pernambucano. Sabem de cor uma antologia inteira. Já presenciei muito auditório, por este Brasil afora, fazer silêncio profundo para ouvir Marcus Accioly dizer seus poemas e de outros poetas. Uma noite, em Maceió, Ticiano parou a rua do Sol, para dizer os poemas de Manuel Bandeira e Augusto dos Anjos, ele pelejando com o compadre Gilberto Avelino, também grande poeta e declamador: “Não me transfiras,/para o novo domingo, /o teu claro amor,/os teus longos ais.”

Imagino Marcus Accioli na Academia, alteando a sua voz para dizer como o poeta baiano cantou nos camarins do Teatro Santa Isabel para a sua amada Eugênia Câmara: “Tens a beleza de uma Vênus grega!/ Tens o gênio de Safo, ardente, mística! / De um anjo o coração! / Só tu cinges o tríplice diadema - /- A beleza nas formas, - n’alma o gênio / - E no seio - a paixão!...”

Bons tempos aqueles da exclamações em plural. Das paixões ardentes, rolando no seio da Madona pálida...


Nota da SAMBA
Não sabemos de onde Woden colheu a informação, mas saber que o Beco faz e a Academia se desfaz, dá até para confirmar: academia é isso mesmo, só serve a vaidades.

por Alma do Beco | 8:12 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker