sexta-feira, fevereiro 25, 2005

A tortura animaliza o ser humano

ITamaracá
Itamaracá

Luciano de Almeida

Seria um esforço inútil, um simples exercício de rotina (demasiadamente desgastado) se me detivesse apenas na descrição – isenta, imparcial, minuciosa – de um processo visceralmente complexo, denso, trágico, atormentado. Os fatos que aconteceram comigo na tortura, nos seus intervalos e nos dias, meses e anos subseqüentes, não podem ser compreendidos como “coisas físicas puras”. Eles não se sucederam sem que houvesse a intervenção do indivíduo concreto; plasmado sob determinadas condições histórico-sociais, indivíduo que age e reage quando posto à prova, não segundo a sua consciência formal, não raro mitificada, mas impulsionado inexoravelmente pelo que é a cada momento: seu caráter, seu tipo psicológico, sua perspectiva real de classe.
Para desvendar com rigor científico nosso comportamento em face às torturas, é necessário que nos coloquemos dentro daquela situação e a introduzamos em nós. Preliminarmente, é absolutamente preciso não temer o real, devemos correr o “risco” de defrontá-lo e apropriá-lo, mesmo que isso nos dilacere interiormente. Contudo, os danos que se nos possa causar tal confronto são inessenciais, fundamental é busca séria, obstinada, profunda, de conhecimento das origens e motivações da nossa conduta, de suas relações ocultas, íntimas, envergonhadas, cuja exteriorização depende tão somente de nós. É preciso também afastar todo o receio em se expor à avaliação seguramente crítica dos outros. É a partir da revelação de nossas fraquezas e debilidades que podemos adquirir uma consciência nítida do que somos realmente. E esta percepção crítica deve ser levada às últimas conseqüências, e se constituir numa base sólida de um longo processo de retificação.
A tortura, institucionalizada em nosso país, não se reduz a uma técnica terrivelmente refinada de extorquir informações de prisioneiros. A tortura é um legado histórico de séculos e séculos, de opressão e exploração do homem pelo homem, da ignorância e da deformação social e pessoal de seres humanos. A tortura sucessivamente tem servido aos antigos e novos dominantes: divertiu os Césares e escravocratas, “enrijeceu” os bárbaros, puniu heréticos e carbonários, foi aplicada nas “experiências científicas” dos nazistas, cultuada na “Batalha de Argel”, utilizada até à exaustão no Vietnam. No Brasil atual, a tortura é um dos aspectos da violência repressiva desencadeada sobre as massas populares e suas organizações, violência que consagra a dominação do grande capital monopolista e assegura as condições de sua constante reprodução. O sistema de tortura fortemente implantado em nossa sociedade de classe apoia-se num vasto aparato político, jurídico e organizativo. Toda uma máquina foi montada para fazê-lo funcionar otimamente, alimentada por vultosos recursos financeiros, propiciados pelas verbas secretas (obviamente não controladas), pelas contribuições particulares e pelo botim de suas operações clandestinas. Os órgãos de repressão instalaram-se nos porões dos quartéis. O aparelho de Estado concedeu-lhes um elevado grau de autonomia, sua atuação passa a desenvolver-se sem nenhuma limitação jurídica. Dispõem da vida e da morte de prisioneiros políticos. No curso da prática da tortura, formaram-se centenas e centenas de torturadores profissionais, os quais se encontram em permanente disponibilidade. A oficialização branca da tortura como política do Estado dá origem à uma rígida cadeia de mútua proteção envolvendo seus protagonistas e mentores: os torturadores zelam na última trincheira dos subterrâneos pela revivência do regime; o aparelho político e judicial os mantém intocáveis, acima de qualquer suspeita. O delegado Fleury, condestável da repressão e da tortura no Brasil, foi erigido à condição de herói das classes dominantes e do Estado burguês.
A tortura, do ponto de vista mais concreto, conduz à virtual animalização das relações entre os homens. Se intrinsecamente degrada o torturador, pode também degradar o torturado. Forçado violentamente a mover-se no estreito e abissal terreno dos instintos, o torturado muitas vezes é levado a assumir comportamentos que o negam política e ideologicamente. Preso à necessidade bruta, cega, de preservação da espécie, o torturado sente apagar-se o seu passado e perder-se o seu futuro. Para o torturado, nada mais existe, a não ser ele e o torturador e, entre os dois, implacável, a tortura. Sob o impacto da tortura descobrimos que ela encerra além da relação físico-pessoal de dois pólos demarcados de uma difusa relação de classe. No dramático combate que se trava na tortura, ressaltam em última instância: a tentativa do torturador de dobrar psíquica e ideologicamente o torturado, impondo-lhe uma relação de dominação idêntica à dominante na sociedade capitalista; do lado do torturado, a tentativa de afirmar – pela resistência à dor e ao desgaste físico e psicológico - a perspectiva política de classe de que é e/ou supõe ser portador. O desfecho desse combate é inequívoco: ou o vitorioso é o torturador (vitória suja, sangrenta, monstruosa) ou o vitorioso é o torturado (sua vitória em geral se funde à sua morte). Descobrimos também que a denúncia, a crítica mais contundente da tortura consiste na resistência inquebrantável do torturado, consiste em bater o torturador em seu próprio campo, com todas as armas que possui e usa, consiste na vitória de uma idéia partilhada por milhões sobre o pau-de-arara, o choque elétrico, o cassetete, vis instrumentos de poucos. Esta vitória é possível, assim o provaram Mário Alves, João Lucas Alves, Virgílio Gomes, Joaquim Câmara Ferreira, Carlos Marighela, Apolônio de Carvalho, Odijas de Carvalho, Ezequias Bezerra da Rocha e muitos outros companheiros.
É nesse contexto que situo minha experiência pessoal, diante da tortura. Fui preso no dia 31 de março de 1970, em frente ao cinema Recife, na cidade do Recife/Pernambuco. Imediatamente após, arrastaram-me para o interior do cinema onde sofri espancamentos generalizados. Depois, algemado, fui conduzido à Secretaria de Segurança Pública. Nesta, precisamente no gabinete do delegado de Segurança Social, submeteram-me à tortura. Consistia em “ciranda”, pau-de-arara, golpes de cassetete, chutes, “telefones”, palmatória, etc. Fui torturado, no sentido estrito do termo, apenas no primeiro dia da minha prisão, ao fim do qual arrancaram-me um primeiro depoimento. Nos dias seguintes, as torturas físicas cessaram, restando as ameaças e pressão psicológica. Nestas condições, prestei outro depoimento. Decorridos quase dois meses de prisão, voltei a ser agredido durante uma acareação com Alan Melo Marinho, preso àquele dia. Policiais torturadores: delegados Jonatan Marques da Cunha, José Silvestre, Moacir Sales, Carlos de Brito, Mário Tomás de Alencar; investigadores Luís Miranda, Evilásio e outros.
A prisão, contingência previsível na vida de um revolucionário, foi entretanto para mim um fato inesperado. Inesperado porque lá fora me condicionara a não cair vivo nas mãos do inimigo. Este reflexo punha entre parênteses a possibilidade real da prisão e da tortura. A prática, todavia, mais uma vez demonstrava de modo lapidar que não escolhemos as condições de nossa ação. A prisão produziu-me uma profunda sensação de atordoamento e desamparo face uma situação absolutamente nova para mim. Eu sabia qual deveria ser a atitude de um militante comunista na tortura: recusar-se a fornecer informações à repressão, sobrepor-se à dor e à morte lenta, agir, enfim, com a mais tranqüila dignidade. Mas entre o ser e o saber, não há uma relação de contigüidade, uma vinculação automática. Eu sabia, mas não era. O choque com a tortura expunha abertamente e dolorosamente o meu despreparo e as minhas fragilidades. O esforço que esbocei nos primeiros interrogatórios de nada revelar e tudo negar foi progressivamente se consumindo, cedendo lugar à alternativa da sobrevivência. Sobrevivência na derrota, obtida a um alto custo moral, vergonhosamente. A opção pelas concessões ao inimigo se fazia em meio à circunstância típica. É evidente que não se tratava de uma opção consciente, livre: era ditada sob os golpes do torturador e guiada pelos instintos. Mas eram concessões concretas, expressas em informações objetivas que causariam prejuízos e danos à organização a que eu pertencia e às pessoas que a compunham. Pessoas que, por ato de minha exclusiva responsabilidade, se veriam vítimas da tortura e para as quais também se colocaria a opção de resistir ou soçobrar, de interromper ou continuar esse ciclo trágico de destruição de forças vivas da revolução. Eu, porém, me sentia só, irremediavelmente só, e isto se ligava não somente às minhas carências ideológicas: configurava principalmente uma solidão social, um desligamento que a minha prática política havia estabelecido em relação ao povo e ao seu setor francamente conseqüente, a classe operária. E à medida em que o combate com os torturadores perdia a dimensão de um confronto de classes claramente rivalizadas e se traduzia num embate pessoal, sentia esmagadoramente quão desigual era para mim. Diante disso, minhas idéias se obscureciam, meu pensamento se encolhia timidamente (na minha cabeça havia apenas informações que o inimigo avidamente buscava dominar, e eu, desesperadamente, subtrai-las, esquecê-las). O medo passava a ocupar todos os espaços da minha consciência e a determinar minha ação e reação. Conduta que, se por uma lado correspondia ao impulso da sobrevivência, por outro lado provocava uma rutura interior, me tumultuava. Porque meu comportamento significava desfazer num só lance todo o meu passado, renunciar, na prática, à condição de militante de vanguarda. E isto me dilacerava.
Ao emergir do processo de tortura, vivo, senti-me destroçado. Na fase imediatamente seguinte, fui tomado por uma série de percepções extremamente negativas a respeito de mim mesmo, avaliação que em função de seus componentes emocionais, aguçava a crise ideológica que explodira na tortura e me afastava do conhecimento real de suas raízes histórico-concretas. Este posicionamento auto-destrutivo é sucedido por uma tendência não menos negativa: a racionalização superficial das responsabilidades, ou seja, a tentativa de atenuá-las assimilando-as mecanicamente ao fenômeno de massas em que se havia convertido o comportamento incorreto dos revolucionários presos no Brasil.
Hoje, transcorridos oito anos e superadas as formas de apreensão inadequada da minha experiência na tortura, tenho-me proposto a pensá-la sob a ótica essencialmente crítica, fixando corretamente minha responsabilidade pessoal e procurando conhecer o conjunto das condições históricas, políticas, ideológicas, morais e psicológicas que se imprimiram em mim e desembocaram na forma de comportamento de um indivíduo particular. É sobre esta base que se ergue um processo real de autocrítica – sentido da minha vida

Ilha de Itamaracá, março de 1978.

por Alma do Beco | 1:02 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker