sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Primeira transmissão de um jogo de futebol no RN

Estádio Juvenal Lamartine

Everaldo Lopes
Tribuna do Norte
25/03/01

Foi num domingo de novembro de 1941, exatamente dia 31, que os poucos natalenses que possuíam rádio puderam ouvir a primeira transmissão de uma partida de futebol direto do estádio "Juvenal Lamartine". A emissora pioneira foi a Rádio Educadora de Natal (REN), mais tarde transformada em Rádio Poti, ao ser adquirida pelo condomínio Associado. A Educadora era de propriedade do empresário Carlos Lamas, que convidou para narrar a partida o jornalista Manoel Fernandes de Oliveira, conhecido também como "Leléo", irmão de um locutor famoso, que era Marcelo Fernandes. Na época, Manoel Fernandes tinha apenas 23 anos de idade, e muito cedo revelou desejo de ser também narrador de futebol. No último dia 4, aos 82 anos, faleceu o pioneiro da transmissão esportiva no Rio Grande do Norte e, por uma dolorosa ironia, cego e surdo. A cegueira adveio de um glaucoma mal curado.
Para a transmissão, que se transformaria num marco da radiofonia potiguar, a emissora convidou alguns nomes do rádio local, que colaborariam nos comentários e reportagens, designando o veterano apresentador de programas de auditório (havia sido goleiro reserva do América), Genar Wanderley, com a missão de ler os comerciais durante a narração da partida. A cada bola que saía pela linha de fundo, Wanderley lia, com voz impostada, os comerciais dos patrocinadores. Como não ficou nenhuma gravação para a história, não se sabe como foi o desempenho de Manoel Fernandes. Afinal, quem já tentou sabe que não é fácil narrar uma partida de futebol. Como curiosidade, vale acrescentar, que a programação normal da Rádio Educadora começava às 10h e era suspensa às 13, recomeçava às 16 e ia até 17, retornava às 18 e encerrava suas atividades às 22h.

A estréia

O jogo escolhido para marcar a primeira transmissão não foi tão especial. Na ânsia de mostrar "serviço", a emissora tratou logo de programar a estréia, escolhendo o jogo ABC x Santa Cruz, valendo o campeonato oficial da cidade. Como não havia ainda a comodidade do rádio portátil, acabou acontecendo um fato curioso: muita gente deixou de ir ao estádio justamente para ouvir a inédita narração. Até então, o norte-rio-grandense só tinha ouvido transmissões feitas pelas rádios Clube de Pernambuco, Nacional, Tupy e Mayrink Veiga, estas três últimas do Rio de Janeiro. Os ídolos do rádio esportivo da época eram Ary Barroso, Oduvaldo Cozzi e Luiz Mendes, do "broadcast" (palavra muito em moda, na época) carioca. Quem possuía os potentes rádios Phillips ou Mullard estavam familiarizados com os grandes nomes do rádio esportivo brasileiro. O ex-repórter Mário Dourado, por exemplo, quando ingressou no rádio natalense, levou com ele uma gaitinha igual à usada por Ary Barroso.
Após o sucesso da primeira transmissão diretamente de um estádio de futebol, a Educadora tratou de ampliar sua equipe de esportes, contratando os serviços de Alcântara Barbosa, Júlio Geraldo e Pedro Machado. Posteriormente, outros nomes foram surgindo, como o do narrador Chico Lamas, que teve passagem rápida, logo dando lugar a Aluísio Menezes, que formaria dupla famosa com Amaury Dantas, na Rádio Nordeste.
Dez anos depois, surgiria a Associação de Cronistas Esportivos, sendo Manoel Fernandes um dos fundadores, ao lado de Luiz G.M. Bezerra, Eider Furtado de Mendonça, Waldemar Araújo, Aluísio Menezes e João Neto. Com o advento do rádio portátil, o narrador de futebol já não podia "chutar" nem cometer deslizes, porque o próprio torcedor estava ali, vendo e, de ouvido colado no radinho, acompanhando a transmissão.
Nota do repórter: colaborou, Luiz G.M. Bezerra.

por Alma do Beco | 2:50 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker