sexta-feira, fevereiro 11, 2005

O homem do fio

Image Hosted by ImageShack.us
Foto: Hugo Macêdo


Nos idos dos anos 60, o profissional era conhecido como “o homem do fio” ou “guarda-fios”. Na realidade era o funcionário dos Correios que percorria a imensidão dos sertões e caatingas nordestinas, entre uma cidade e outra, tendo muitas das vezes como única sombra a réstia do fio do telégrafo, que acompanhava para fazer os reparos necessários ao bom funcionamento do (às vezes único) sistema de comunicações.

Seu Cornélio era um desses “homens do fio” que percorria o interior do Rio Grande do Norte, fazendo a manutenção dos fios do telégrafo onde necessário fosse. Amigo íntimo das aguardentes, não passava por um boteco que não tomasse “umazinha” pra combater o sol escaldante. Com seu espírito brincalhão e divertido, onde chegava, fosse vilarejo, povoado ou cidade era sempre bem recebido e festejado. Com seus conhecimentos de eletricidade e eletrônica, aprendidos por esforço próprio através dos cursos por correspondência do Instituto Universal Brasileiro, sempre estava pronto a socorrer quem dos seus préstimos necessitava, sem cobrar nada pelos serviços, fosse o telefone do Prefeito ou o rádio valvulado da viúva da esquina.

Mas como diz o velho deitado: “araruta tem seu dia de mingau”.

Numa dessas viagens de rotina Seu Cornélio, chegou no finalzinho da tarde à cidade de Sítio Novo e hospedou-se na pensão de dona Eufrásia. Depois de guardar os apetrechos de trabalho, pediu para tomar um banho pois o calor naquele dia estava de fritar os miolos. Dona Eufrásia indicou onde ficava o banheiro. Ao chegar no local indicado, fora da casa, Seu Cornélio estranhou ao ver que a única fonte de água disponível era uma lata de biscoitos “cremi-craquer”. Voltou, e foi falar com a dona da pensão:

-Dona Eufrásia, a água pra tomar banho é aquela da lata?

-É, sim Senhor! Respondeu ela. Tá faltando mais alguma coisa?

-Um pincel! Respondeu Seu Cornélio sem perder a esportiva.

-Pincel? Estranhou Dona Eufrásia.

-É. Pincel. Porque com aquela “quantidade toda” de água, pra tomar banho só se for com um pincel. Profetizou Seu Cornélio.

Foi a última vez que se hospedou na tal pensão.


Tadeu Neri

por Alma do Beco | 12:11 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker