domingo, fevereiro 27, 2005

O GRANDE PONTO




Era uma casa comercial, de duas portas para a Rio Branco e três para a Pedro Soares, que depois de 30 tomou o nome de João Pessoa.
Luís da Câmara Cascudo


Antigamente, essas reuniões em Natal, como nos diz o historiador General Pessoa de Melo em seu livro "Natal de Ontem", tinha o nome de - Cantões - cerca de cem anos atrás.
Lauro Pinto


O Grande Ponto é o território encantado onde vive a alma errante, boêmia e lírica, curiosa e loquaz, da gente natalense.
Joanilo de Paula Rêgo


As cidades antigas tinham seu lugar sagrado, no centro, na Ágora em Esparta, na Acrópole em Atenas, no Capitólio em Roma. Ali, os cidadãos se reuniam e faziam discussões sobre os assuntos mais importantes, divertidos e esportivos da cidade.
Marcos Maranhão


Ali, a democracia participativa criava raízes pois a discussão era permanente sobre as grandes questões nacionais e da cidade.
Moacyr de Góes


O Grande Ponto era um mundo de beleza e de calor humano. Ali aprendi as primeiras lições de vida.
Ticiano Duarte


Era um ponto xaria, habitado por todos os canguleiros da velha Ribeira, que começava a perder encantos e comércio, prostíbulos, bares e almas que subiam a ladeira para a conversa diária e amena de fim de tarde com mortais que surgiam do Tirol, Petrópolis, Alecrim, Quintas, de onde mais?
Eduardo Alexandre


Nesta "Universidade" popular, reuniam-se intelectuais, esportistas, políticos, jornalistas, estudantes e um sem número de prisiacas. Era uma fonte inesgotável de comentários, boatos e muita conversa-fiada que invadiam a nossa pequena Natal.
Manoel Procópio Jr.


Assumindo o Grande Ponto e sua genial humanidade, percebi coisas que os olhos curiosos do menino chegado de Mossoró e Alexandria, nunca tinham visto.
Casciano VIdal


Era naquele local onde os expoentes daquela geração resolviam os problemas do mundo.
Falves Silva



Não havia mais um lugar para sentar, conversar, beber ou comentar a vida alheia. É quando aparecem os irmãos Rossini, Múcio e Aldemar Miranda, inaugurando a Confeitaria Cisne.
Protásio Melo


Sala-de-visitas, centro de convivência, ágora, universidade popular – o Grande Ponto é tudo isto e algo mais.
Manoel Onofre Jr.


Eu não devia mencionar nomes, por acabar esquecendo algum. Mas como esquecer...
Inácio Magalhães de Sena


O Grande Ponto, não somente situa uma espécie de centro geográfico da capital, como assume o centro afetivo de encontro e relacionamento de um permanente potencial de sua população.
Raimundo Nunes


Lembra-me o Montmartre de Paris, de minha juventude de padre estudante.
Pe. Agustin Juan Calatayud y Salom


Hoje, o Grande Ponto cresceu e o Cinema Rex é só memória.
Raquel Alves de Sousa


A história da construção deste nosso espaço geográfico afetivo se confunde com tradição e todos os elementos sociais que produzem modificações através do tempo.
Franklin Serrão


Centro referencial
de política e cultura,
de oposição e governo;
a palavra ali falada
no palanque dos comícios
ganharam tal ressonância
que nos seus cantos ecoam
Celso da Silveira

por Alma do Beco | 5:49 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker