sexta-feira, fevereiro 25, 2005

O dia em que Juscelino esteve no Grande Ponto



Simone Silva
Diário de Natal
27.10.2002

Por seis vezes, o estadista Juscelino Kubitschek pisou em terras norte-riograndenses. Sempre amparado pelos correligionários locais do Partido Social Democrático (PSD), visitou as principais cidades do Estado, além da capital. Era sempre recepcionado com todas as pompas e, antes mesmo de aqui estar, conhecia de ouvir falar as terras dos potiguares. O motivo é que teve a companhia do sergipano radicado em Natal, Aderbal de Figueiredo, quando especializou-se em urologia, em Paris. Pouco se sabe sobre sua primeira visita, em 1953. Na ocasião, era governador das Minas Gerais, onde desenvolvia um trabalho surpreendente, governando com a valorização do binômio "transporte e energia". Notícias da época davam conta de que veio com "outros chefes do executivo e altas autoridades".
Juscelino desembarcou pela segunda vez em Natal, no dia 7 de Janeiro de 1955. Sua visita, considerada de caráter particular, transformou-se no acontecimento do mês, assunto principal nos periódicos. Ficou 24 horas na cidade, período no qual fez contatos com partidários. Teve a companhia de Georgino Avelino, Diocleciano Duarte e Dix-Huit Rosado. Em cerimônia em frente ao Palácio 7 de setembro, passou em revista a Companhia de Infantaria da Polícia Militar, que trajava uniforme de gala. Junto com o governador Sylvio Pedroza, jantou no Grande Hotel e, a pé, seguiu para uma sessão pública do PSD no Teatro Carlos Gomes, hoje Alberto Maranhão.
"Juscelino Kubitschek pertence inegavelmente àquela admirável e tradicional linhagem de estadistas e patriotas que o grande estado montanhês tem dado ao Brasil", disse Pedroza, seu amigo pessoal, na ocasião.
Já em campanha rumo a presidência, foi à capital do Oeste, Mossoró, e à cidade de Areia Branca. "Compacta multidão aplaudiu o eminente candidato democrático, cuja palavra jamais deixou de ser ouvida com a maior atenção e simpatia", dizia o DIÁRIO DE NATAL da época. Conta-se que, no Seridó - esteve em Caicó em 29 de julho de 1955 -, os filhos de Sant’Ana ficaram surpreendidos com o debate que empreendeu com o povo, onde explanou suas idéias para governar o país.
Candidato pelo PSD, PR, PTB, PST e PTN, junto com seu vive, João Goulart, foi à Santa Cruz em 3 de agosto de 1955. Lá, promoveu-se uma vaquejada em sua homenagem. À noite, já em Natal, junto com os líderes de seu partido no Estado, Theodorico Bezerra, Martins e Silva e Claudionor de Andrade, atraiu multidões à praça Gentil Ferreira. Antes do início do comício, a equipe da RÁDIO POTI fez um show. Após este evento, visitou o bairro das Rocas e posteriormente jantou na casa do empresário João Francisco da Mota, localizada na avenida Rio Branco. Dizem que saiu de Natal com a certeza de que seria eleito.
Na última visita, Kubitschek - senador por Goiás - chegou a Natal em 1 de Setembro de 1962. Neste dia, participou da festa de caridade intitulada Uma Noite no Oriente, no Aéro Clube. Gentil, comentou com sua organizadora, a colunista de O POTI, Kathia Suely, que evento "de tal suntuosidade, montada em tão lindo painel, seria digna também de ser apresentada nos grandes centros do país." Na festa, damas da sociedade figuravam em apresentações como camponesas chinesas, tidas por JK como mais belas que as orientais originais.
No dia seguinte, JK cortava a fita simbólica de inauguração da Rádio Trairi, cujo diretor era Kléber Bezerra, filho do grande amigo Theodorico. Naquele ano, Juscelino Kubitschek percorria o Nordeste em pregação política favorável ao candidatos pessedistas ao Governo e Congresso Nacional, que, no Rio Grande do Norte, eram Walfredo Gurgel e Theodorico.
Após a inauguração, ele fez comício no Grande Ponto, onde discursou ao lado do então governador Aluízio Alves e "outros líderes da Cruzada da Esperança".
Jantou no Palácio do Governo, e partiu para a Paraíba.

por Alma do Beco | 3:10 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker