sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Férias

Ana Cristina Cavalcanti Tinôco

Image Hosted by ImageShack.us


Pra que te quero, férias?

Para ter tempo para desprogramar o tempo. Para poder dormir até matar o sono e acordar sem saber que dia é, que horas são, em que ano estamos. Férias para não ter hora certa para nada, apenas e simplesmente para tudo que se queira fazer naquela hora. Para andar descalça o dia todo; não arrumar unhas nem sobrancelhas, e redescobrir o próprio cheiro. Para poder olhar a ardilosa lagartixa – e torcer por ela -, tentando pegar o desprevenido mosquito. Para ver a mulher do pescador devolver ao mar o bagre agressivo. Para ver a miúda delicadeza da flor do coentro; a teimosa perseverança dos cupins; para arrumar gavetas e deixar os cabelos bem desarrumados.

Férias para fugir da cidade; desvestir a farda; usar roupas bem velhinhas, folgadas e macias; pendurar as máscaras; soltar as amarras e desejar bom dia até a quem não se conhece. Férias para ouvir música. Muitas músicas: a música do vento trazendo de terras longínquas, notícias de um amor que ainda vai nascer. A música da brisa marinha dedilhando no farfalhar do coqueiral cantigas de paz e solidão. A música das ondas querendo ninar e pacientar ouvidos que pedem palavras de amor. A música das árvores lembrando que verde é vida; que elas dependem de nós bem menos que dependemos delas.

Férias para sentir prazer em preparar um cozido suculento e depois desmaiar numa rede na varanda; um bolo de laranja fofinho e comê-lo com um café bem forte. Para cozinhar peixe no coco com pimenta de cheiro e pirão mole. Para comer mangas dulcíssimas e cajus tenros. Para caminhar quilômetros e quilômetros amando a própria companhia e pedindo perdão a Deus pelo pecado da gula. Férias para avaliar amores e amizades. Para certificar-se que tudo foi válido e que são os erros que mais ensinam. Para agradecer e não lamentar o que passou; quem se foi. Para esperar quem virá mesmo sem saber quem é. Para se aquietar e ouvir a voz da terra, ou das nuvens, anunciando a abençoada chuva.

Mas, afinal, férias pra que te quero? Para perceber que assim como os homens, os bichos também têm suas amizades sinceras ou interesseiras; que é difícil, muito difícil, entender as pessoas e que por isso algumas delas preferem os animais chegando mesmo a parecerem com eles. Férias para ver castelos em nuvens e esperar amantes príncipes gentis e apaixonados nos levando em caravelas por mares nunca dantes navegados. Para sonhar loucas danças ao luar. Para ser borboleta amarela em canteiro de violetas. Para sentir o cheiro do tomateiro molhado pelo orvalho da madrugada, das mangabas maduras, caídas do pé, que se desmancham na boca, e o cheiro da maresia. Sinta o cheiro da maresia na hora do sol nascente. Parece até que estamos fazendo uma grande limpeza no pulmão.

Férias, te quero sem precisar de passaporte, bilhetes aéreos ou hotéis com algumas estrelas. Sem precisar de malas e bagagens, roupas especiais ou qualquer maquiagem. Férias para abrir os poros e deixar entrar a natureza. Para ver no mar o espelho de Deus. Para trocar a luz do escritório pela do sol, da lua, das estrelas. Para olhar pássaros e peixes ao invés de monitores e teclados. Para voltar a ser mulher das cavernas e sentir a energia que os astros exercem sobre nossos rudimentares instintos. Para se deliciar e dar gargalhadas com A agulha do desejo, da amiga Clotilde Tavares. Para chorar, sofrer e se identificar com os tristes amores de Flor Bela Espanca. Para carregar a bateria pois logo logo tudo passa e um longo período de muito trabalho nos aguarda. Mas, enquanto não chega, que chegue o lazer, o prazer e o doce nada fazer.

por Alma do Beco | 4:12 PM


Hugo Macedo©

Beco da Lama, o maior do mundo, tão grande que parece mais uma rua... Tal qual muçulmano que visite Meca uma vez na vida, todo natalense deve ir ao Beco libertário, Beco pai das ruas do mundo todo.

.. .. ..

.. .. ..

Recentes


.. .. ..

Praieira
(Serenata do Pescador)


veja a letra aqui

.. .. ..

A imagem de fundo é do artista plástico e poeta Eduardo Alexandre©

layout by
mariza lourenço

.. .. ..

Powered by Blogger

eXTReMe Tracker